Como lidar com o estresse em tempos tão incertos, com base na neurociência?

Muitas vezes, parece que nosso cérebro joga contra nós mesmos em situações de incerteza e mudança... aumentando nosso estresse!

Conhecer o que a neurociência tem a nos oferecer é uma excelente estratégia em busca de uma vida em equilíbrio.

Mas afinal o que é Neurociência?

De modo geral, a neurociência é o campo científico dedicado a estudar o sistema nervoso e suas interações. Estes estudos têm evoluído muito nos últimos anos e despertado a curiosidade de várias pessoas. Este campo de estudo é tão vasto e rico que hoje existem derivações como neuroliderança, neurocomunicação, neuromarketing, neurocoaching e tantas outras vertentes.

Mas voltando ao tema de estresse, como a neurociência poderia ajudar a lidar melhor com todas essas situações desafiadores e muitas vezes fo&a (ops!) difíceis de lidar, que as mudanças e incertezas nos trazem?

Quando você compreende o que acontece com o seu organismo quando uma mudança ocorre e isso te deixa estressado, ou quando uma situação difícil se apresenta em sua vida, isso possibilita que você esteja mais preparado para lidar melhor quando isso ocorrer.

Já aconteceu contigo de se sentir ameaçado(a) ou confrontado(a)e naquele momento você falar coisas que se arrependeu depois? Ou então, naquela apresentação importante na empresa deu aquele branco ou um medo enorme de se expor e a vontade é de sair correndo?

Qualquer mudança é tida para o nosso cérebro como uma incerteza e incerteza pode ser percebida por nós como uma ameaça. Se seu cérebro entender que é uma ameaça, logo um mecanismo de defesa super primitivo chamado de “fuga ou luta” (figth or fligth) é acionado (por exemplo, falar coisas no calor do momento e se arrepender depois ou então a vontade de sair correndo da apresentação).

Esse sistema de defesa é importante, afinal nosso cérebro precisa garantir nossa sobrevivência, porém nós seres humanos temos um diferencial que é uma parte do nosso cérebro mais evoluído, que nos destaca da grande maioria dos animais, que é o Cortex pré-frontal (área que fica atrás da sua testa). E essa área, meu amigo – minha amiga, se soubermos usá-la a nosso favor, podemos nos sair melhor quando lidamos com essas situações difíceis e de incerteza.

Como diria o Murilo Gun, existe uma tecnologia avançadíssima acessível a toda a humanidade, que qualquer pessoa pode usar, principalmente nesses momentos em que nosso lado mais primitivo foi acionado, e você sabe o que é? É a respiração! #ficaadica

Calma, esse papo não é sobre Mindfulness ou meditação (ainda não!!!), mas a respiração usada de forma consciente é uma das primeiras ferramentas que precisamos utilizar para dar a oportunidade do nosso Cortéx Pré Frontal de reagir e acalmar nosso sistema límbico (o “danadinho” que aciona o sistema de luta ou fuga). Essa área mais lógica e racional, quando bem utilizada, nos ajuda a entender de fato o que está acontecendo, a sermos menos impulsivos e mais assertivos em nossas ações. A olhar os fatos como eles são e nos ajudar a entender que muitas vezes, a nossa reação é apenas.... DRAMA!(pronto, falei!)

Mas mesmo se não for drama, se for algo realmente complicado, a respiração é o primeiro passo, tem outras formas e ferramentas de ressignificação e gestão das emoções (olha aí já dando spoiler) que podem nos ajudar e muito.

Este é o primeiro texto deste mais novo blog, e foi só uma pitada do que está por vir. Aqui teremos temas importantes e úteis no desenvolvimento de pessoas e sobre recursos humanos, com uma boa dose de bom humor e com a neurociência nos visitando, sempre que possível.

Nos acompanhe aqui e deixe seu comentário ou sugestão de tema!

Ah e não se esqueça, você já parou para respirar hoje? Não?!Está na hora de prestar mais atenção na sua respiração e quando o bicho pegar, pare e respire bem fundo, prestando atenção no ar entrando e saindo pelas suas narinas. Faça isso algumas vezes e perceba, preste atenção no seu corpo. É treino, tá?! Precisa fazer isso com frequência, para você tornar isso mais automático. Se precisar, aperte a ponta do seu dedo mindinho toda vez que precisar respirar, isso ajuda a você se manter no presente, e usar isso de gatilho para se lembrar do novo hábito que está construindo...sim hábito, respirar fundo e consciente pode ser um hábito saudável para o seu equilíbrio emocional.

Quer levar esse tema para a sua empresa? Entre em contato conosco!

Vamos juntos?
#InspiraExpiraNãoPira